Exú
FRATERNIDADE
E LUZ
Exú
Os primeiros europeus que
tiveram contato na África com o culto do orixá Exú dos iorubás, venerado pelos
fons como o vodum Legba ou Elegbara, atribuíram a essa divindade uma dupla
identidade: a do deus fálico greco-romano Príapo e a do diabo dos judeus e
cristãos. A primeira por causa dos altares, representações materiais e símbolos
fálicos do orixá; a segunda em razão de suas atribuições específicas no panteão
dos orixás e voduns e suas qualificações morais narradas pela mitologia, que o
mostra como um orixá que contraria as
regras mais gerais de conduta aceitas socialmente. Atribuições e caráter que os
recém-chegados cristãos não podiam conceber, enxergar sem o viés etnocêntrico e
muito menos aceitar. Nas palavras de Pierre Verger, Exú "tem um caráter
suscetível, violento, irascível, astucioso, grosseiro, vaidoso,
indecente", de modo que "os primeiros missionários, espantados com
tal conjunto, assimilaram-no ao Diabo e fizeram dele o símbolo de tudo o que é
maldade, perversidade, abjeção e ódio, em oposição à bondade, pureza, elevação
e amor de Deus".
Assim, os escritos de
viajantes, missionários e outros observadores que estiveram em território fom
ou Iorubá entre os séculos XVIII e XIX, todos eles de cultura cristã, quando
não cristãos de profissão, descreveram Exú sempre ressaltando aqueles aspectos
que o mostravam, aos olhos ocidentais, como entidade destacadamente Exúalizada
e demoníaca. Um dos primeiros escritos que se referem a Legba, senão o
primeiro, é devido a Pommegorge, do qual se publicou em 1789 um relato de
viagem informando que "a um quarto de légua do forte os daomeanos há um
deus Príapo, feito grosseiramente de terra, com seu principal atributo (o
falo), que é enorme e exagerado em relação à proporção do resto do corpo".
De 1847 temos o testemunho de John Duncan, que escreveu: "As partes baixas
(a genitália) da estátua são grandes, desproporcionadas e expostas da maneira
mais nojenta". É de 1857 a descrição do pastor Thomas Bowen, em que é
enfatizado o outro aspecto atribuído pelos ocidentais a Exú: "Na língua
iorubá o diabo é denominado Exú, aquele que foi enviado outra vez, nome que vem
de su, jogar fora, e Elegbara, o poderoso, nome devido ao seu grande poder
sobre as pessoas". Trinta anos depois, o abade Pierre Bouche foi bastante
explícito: "Os negros reconhecem em Satã o poder da possessão, pois o
denominam comumente Elegbara, isto é, aquele que se apodera de nós". E há
muitos outros relatos antigos já citados por Verger, nenhum menos desfavorável ao
deus mensageiro que esses.
Em 1884, publicou-se na
França o livro Fétichisme e féticheurs, de autoria de R. P. Baudin, padre
católico da Sociedade das Missões Africanas de Lyon e missionário na Costa dos
Escravos. Foi esse o primeiro livro a tratar sistematicamente da religião dos
iorubás. O relato do padre Baudin é rico em pormenores e precioso em
informações sobre o panteão dos orixás e aspectos básicos do culto, tanto que o
livro permanece como fonte pioneira da qual os pesquisadores contemporâneos não
podem se furtar, mas suas interpretações do papel de Exú no sistema religioso
dos povos iorubás, a partir das observações feitas numa perspectiva cristã do
século XIX, são devastadoras. E amplamente reveladoras de imagens que até hoje
povoam o imaginário popular no Brasil, para não dizer do próprio povo-de-santo
que cultua Exú, pelo menos em sua grande parte.
Assim é retratado Exú por
padre Baudin:
"O chefe de todos os
gênios maléficos, o pior deles e o mais temido, é Exú, palavra que significa o
rejeitado; também chamado Elegbá ou Elegbara, o forte, ou ainda Ogongo Ogó, o
gênio do bastão nodoso.
"Para se prevenir de
sua maldade, os negros colocam em suas casas o ídolo de Olarozê, gênio protetor
do lar, que, armado de um bastão ou sabre, lhe protege a entrada. Mas, a fim de
se pôr a salvo das crueldades de Elegbá, quando é preciso sair de casa para
trabalhar, não se pode jamais esquecer de dar a ele parte de todos os
sacrifícios. Quando um negro quer se vingar de um inimigo, ele faz uma copiosa
oferta a Elegbá e o presenteia com uma forte ração de aguardente ou de vinho de
palma. Elegbá fica então furioso e, se o inimigo não estiver bem munido de
talismãs, correrá grande perigo.
"É este gênio malvado
que, por si mesmo ou por meio de seus companheiros espíritos, empurra o homem
para o mal e, sobretudo, o excita para as paixões vergonhosas. Muitas vezes, vi
negros que, punidos por roubo ou outras faltas, se desculpavam dizendo: 'Eshu
l'o ti mi', isto é, 'Foi Exú' que me impeliu'.
"A imagem hedionda desse gênio malfazejo
é colocada na frente de todas as casas, em todas as praças e em todos os
caminhos.
"Elegbá é representado
sentado, as mãos sobre os joelhos, em completa nudez, sob uma cobertura de
folhas de palmeira. O ídolo é de terra, de forma humana, com uma cabeça enorme.
Penas de aves representam seus cabelos; dois búzios formam os olhos, outros, os
dentes, o que lhe dá uma aparência horrível.
"Nas grandes
circunstâncias, ele é inundado de azeite de dendê e sangue de galinha, o que
lhe dá uma aparência mais pavorosa ainda e mais nojenta. Para completar com
dignidade a decoração do ignóbil símbolo do Príapo africano, colocam-se junto
dele cabos de enxada usados ou grossos porretes nodosos. Os abutres, seus
mensageiros, felizmente vêm comer as galinhas, e os cães, as outras vítimas a
ele imoladas, sem os quais o ar ficaria infecto.
"O templo principal
fica em Woro, perto de Badagry, no meio de um formoso bosque encantado, sob
palmeiras e árvores de grande beleza. Perto da laguna em que se realiza uma
grande feira, o chão é juncado de búzios que os negros atiram como oferta a
Elegbá, para que ele os deixe em paz. Uma vez por ano, o feiticeiro de Elegbá
junta os búzios para comprar um escravo que lhe é sacrificado, e aguardente
para animar as danças, ficando o resto para o feiticeiro.
"O caso seguinte
demonstra a inclinação de Elegbá para fazer o mal.
O texto termina assim, sem
entrar em pormenores que certamente eram impróprios à formação pudica do
missionário, há a vaga referência a Príapo, o deus fálico greco-romano, guardião
dos jardins e pomares, que no sul da Itália imperial veio a ser identificado
com o deus Lar dos romanos, guardião das casas e também das praças, ruas e
encruzilhadas, protetor da família e patrono da sExúalidade. Não há referências
textuais sobre o caráter diabólico atribuído pelo missionário a Exú, que a
descrição prenuncia, mas há um dado muito interessante na gravura que ilustra a
descrição e que revela a direção da interpretação de Baudin. Na ilustração
aparece um homem sacrificando uma ave a Exú, representado por uma estatueta
protegida por uma casinhola situada junto à porta de entrada da casa. A legenda
da figura diz: "Elegbá, o malvado espírito ou o Demônio". Príapo e
Demônio, as duas qualidades de Exú para os cristãos. Já está lá, nesse texto
católico de 1884, o binômio pecaminoso impingido a Exú no seu confronto com o
Ocidente: sexo e pecado, luxúria e danação, fornicação e maldade.
Nunca mais Exú se livraria da imputação dessa
dupla pecha, condenado a ser o orixá mais incompreendido e caluniado do panteão
afro-brasileiro, como bem lembrou Juana Elbein dos Santos, praticamente a
primeira pesquisadora no Brasil a se interessar pela recuperação dos atributos
originais africanos de Exú, atributos que foram no Brasil amplamente encobertos
pelas características que lhe foram impostas pelas reinterpretações católicas
na formação do modelo sincrético que gabaritou a religião dos orixás no Brasil.
Para os antigos iorubás, os
homens habitam a Terra, o Aiê, e os deuses orixás, o Orum. Mas muitos laços e
obrigações ligam os dois mundos. Os homens alimentam continuamente os orixás,
dividindo com eles sua comida e bebida, os vestem, adornam e cuidam de sua
diversão. Os orixás são parte da família, são os remotos fundadores das
linhagens cujas origens se perdem no passado mítico. Em troca dessas oferendas,
os orixás protegem, ajudam e dão identidade aos seus descendentes humanos.
Também os mortos ilustres merecem tal cuidado, e sua lembrança os mantêm vivos
no presente da coletividade, até que um dia possam renascer como um novo membro
de sua mesma família. É essa a simples razão do sacrifício: alimentar a família
toda, inclusive os mais ilustres e mais distantes ancestrais, alimentar os pais
e mães que estão na origem de tudo, os deuses, numa reafirmação permanente de
que nada se acaba e que nos laços comunitários estão amarrados, sem solução de
continuidade, o presente da vida cotidiana e o passado relatado nos mitos, do
qual o presente é reiteração.
As oferendas dos homens aos
orixás devem ser transportadas até o mundo dos deuses. Exú tem este encargo, de
transportador. Também é preciso saber se os orixás estão satisfeitos com a
atenção a eles dispensada pelos seus descendentes, os seres humanos. Exú
propicia essa comunicação, traz suas mensagens, é o mensageiro. É fundamental
para a sobrevivência dos mortais receber as determinações e os conselhos que os
orixás enviam do Aiê. Exú é o portador das orientações e ordens, é o porta-voz
dos deuses e entre os deuses. Exú faz a ponte entre este mundo e mundo dos
orixás, especialmente nas consultas oraculares. Como os orixás interferem em
tudo o que ocorre neste mundo, incluindo o cotidiano dos viventes e os
fenômenos da própria natureza, nada acontece sem o trabalho de intermediário do
mensageiro e transportador Exú. Nada se faz sem ele, nenhuma mudança, nem mesmo
uma repetição. Sua presença está consignada até mesmo no primeiro ato da
Criação: sem Exú, nada é possível. O poder de Exú, portanto, é incomensurável.
Exú deve então receber os
sacrifícios votivos, deve ser propiciado, sempre que algum orixá recebe
oferenda, pois o sacrifício é o único mecanismo através do qual os humanos se
dirigem aos orixás, e o sacrifício significa a reafirmação dos laços de
lealdade, solidariedade e retribuição entre os habitantes do Aiê e os
habitantes do Orum. Sempre que um orixá é interpelado, Exú também o é, pois a
interpelação de todos se faz através dele. É preciso que ele receba oferenda,
sem a qual a comunicação não se realiza. Por isso é costume dizer que Exú não
trabalha sem pagamento, o que acabou por imputar-lhe, quando o ideal cristão do
trabalho desinteressado da caridade se interpôs entre os santos católicos e os
orixás, a imagem de mercenário, interesseiro e venal.
Como mensageiro dos deuses,
Exú tudo sabe, não há segredos para ele, tudo ele ouve e tudo ele transmite. E
pode quase tudo, pois conhece todas as receitas, todas as fórmulas, todas as
magias. Exú trabalha para todos, não faz distinção entre aqueles a quem deve
prestar serviço por imposição de seu cargo, o que inclui todas as divindades,
mais os antepassados e os humanos. Exú não pode ter preferência por este ou
aquele. Mas talvez o que o distingue de todos os outros deuses é seu caráter de
transformador: Exú é aquele que tem o poder de quebrar a tradição, pôr as regras
em questão, romper a norma e promover a mudança. Não é pois de se estranhar que
seja considerado perigoso e temido, posto que se trata daquele que é o próprio
princípio do movimento, que tudo transforma, que não respeita limites e, assim,
tudo o que contraria as normas sociais que regulam o cotidiano passa a ser
atributo seu. Exú carrega qualificações
morais e intelectuais próprias do responsável pela manutenção e funcionamento
do status quo, inclusive representando o princípio da continuidade garantida pela
sExúalidade e reprodução humana, mas ao mesmo tempo ele é o inovador que fere
as tradições, um ente portanto nada confiável, que se imagina, por conseguinte,
ser dotado de caráter instável, duvidoso, interesseiro, turbulento e arrivista.
Para um iorubá ou outro
africano tradicional, nada é mais importante do que ter uma prole numerosa e
para garanti-la é preciso ter muitas esposas e uma vida sExúal regular e
profícua. É preciso gerar muitos filhos, de modo que, nessas culturas antigas,
o sexo tem um sentido social que envolve a própria idéia de garantia da
sobrevivência coletiva e perpetuação das linhagens, clãs e cidades. Exú é o
patrono da cópula, que gera filhos e garante a continuidade do povo e a
eternidade do homem. Nenhum homem ou mulher pode se sentir realizado e feliz
sem uma numerosa prole, e a atividade sExúal é decisiva para isso. É da relação
íntima com a reprodução e a sExúalidade, tão explicitadas pelos símbolos
fálicos que o representam, que decorre a construção mítica do gênio libidinoso,
lascivo, carnal e desregrado de Exú-Elegbara.
Isso tudo contribuiu
enormemente para modelar sua imagem estereotipada de orixá difícil e perigoso
que os cristãos reconheceram como demoníaca. Quando a religião dos orixás,
originalmente politeísta, veio a ser praticada no Brasil do século XIX por
negros que eram ao mesmo tempo católicos, todo o sistema cristão de pensar o
mundo em termos do bem e do mal deu um novo formato à religião africana, no
qual um novo papel esperava por Exú.
O sincretismo não é, como se pensa, uma
simples tábua de correspondência entre orixás e santos católicos, assim como
não representava o simples disfarce católico que os negros davam ao seus orixás
para poder cultuá-los livres da intransigência do senhor branco, como de modo
simplista se ensina nas escolas até hoje. O sincretismo representa a captura da
religião dos orixás dentro de um modelo que pressupõe, antes de mais nada, a
existência de dois pólos antagônicos que presidem todas as ações humanas: o bem
e o mal; de um lado a virtude, do outro o pecado. Essa concepção, que é
judaico-cristã, não existia na África. As relações entre os seres humanos e os
deuses, como ocorre em outras antigas religiões politeístas, eram orientadas
pelos preceitos sacrificiais e pelo tabu, e cada orixá tinha suas normas
prescritivas e restritivas próprias aplicáveis aos seus devotos particulares,
como ainda se observa no candomblé, não havendo um código de comportamento e
valores único aplicável a toda a sociedade indistintamente, como no cristianismo,
uma lei única que é a chave para o estabelecimento universal de um sistema que
tudo classifica como sendo do bem ou do mal, em categorias mutuamente
exclusivas.
No catolicismo, o sacrifício
foi substituído pela oração e o tabu, pelo pecado, regrado por um código de
ética universalizado que opera o tempo todo com as noções de bem e mal como
dois campos em luta: o de deus, que os católicos louvam nas três pessoas do
Pai, Filho e Espírito Santo, que é o lado do bem, e o do mal, que é o lado do
diabo em suas múltiplas manifestações. Abaixo de deus estão os anjos e os
santos, santos que são humanos mortos que em vida abraçaram as virtudes
católicas, às vezes por elas morrendo.
O lado do bem, digamos, foi
assim preenchido pelos orixás, exceto Exú, ganhando Oxalá, o orixá criador da
humanidade, o papel de Jesus Cristo, o deus Filho, mantendo-se Oxalá no topo da
hierarquia, posição que já ocupava na África, donde seu nome Orixalá ou Orixá
Nlá, que significa o Grande Orixá. O remoto e inatingível deus supremo Olorum
dos iorubás ajustou-se à concepção do deus Pai judaico-cristão, enquanto os
demais orixás ganharam a identidade de santos. Mas ao vestirem a camisa de
força de um modelo que pressupõe as virtudes católicas, os orixás sincretizados
perderam muito de seus atributos originais, especialmente aqueles que, como no
caso da sExúalidade entendida como fonte de pecado, podem ferir o campo do bem,
como explicou Monique Augras, ao mostrar que muitas características africanas
das Grandes Mães, inclusive Iemanjá e Oxum, foram atenuadas ou apagadas no
culto brasileiro dessas deusas e passaram a compor a imagem pecaminosa de
Pombagira, o Exú feminizado do Brasil, no outro pólo do modelo, em que Exú
reina como o senhor do mal.
Foi sem dúvida o processo de
cristianização de Oxalá e outros orixás que empurrou Exú para o domínio do
inferno católico, como um contraponto requerido pelo molde sincrético. Pois, ao
se ajustar a religião dos orixás ao modelo da religião cristã, faltava
evidentemente preencher o lado satânico do esquema deus-diabo, bem-mal,
salvação-perdição, céu-inferno, e quem melhor que Exú para o papel do demônio?
Sua fama já não era das melhores e mesmo entre os seguidores dos orixás sua
natureza, que não se ajusta aos modelos comuns de conduta, e seu caráter não acomodado,
autônomo e embusteiro já faziam dele um ser contraventor, desviante e marginal,
como o diabo. A propósito do culto de Exú na Bahia do final do século XIX, o
médico Raimundo Nina Rodrigues, professor da Faculdade de Medicina da Bahia e
pioneiro dos estudos afro-brasileiros, escreveu em 1900 as seguintes palavras:
“Exú,
Bará ou Elegbará é um santo ou orixá que os afro‑baianos têm grande
tendência a confundir com o diabo. Tenho ouvido mesmo de negros africanos que todos os santos podem se servir
de Exú para mandar tentar ou perseguir a uma pessoa. Em uma pelo motivo mais
fútil, não é raro entre nós ouvir-se gritar pelos mais prudentes: Fulano olha
Exú! Precisamente como diriam velhas beatas: Olha a tentação do demônio! No
entanto, sou levado a crer que esta identificação é apenas o produto de uma
influência do ensino católico”.
Transfigurado no diabo, Exú
teve que passar por algumas mudanças para se adequar ao contexto cultural
brasileiro hegemonicamente católico. Assim, num meio em que as conotações de
ordem sExúal eram fortemente reprimidas, o lado priápico de Exú foi muito
dissimulado e em grande parte esquecido. Suas imagens brasileiras perderam o
esplendor fálico do explícito Elegbara, disfarçando-se tanto quanto possível
seus símbolos sExúais, pois mesmo sendo transformado em diabo, era então um
diabo de cristãos, o que impôs uma inegável pudicícia que Exú não conhecera
antes. Em troca ganhou chifres, rabo e até mesmo os pés de bode próprios de
demônios antigos e medievais dos católicos.
Com o avanço das concepções
cristãs sobre a religião dos orixás, ao qual vieram se juntar no final do
século XIX as influências do espiritismo kardecista, que também absorvera
orientações, visões e valores éticos cristãos, Exú foi cada vez mais empurrado
para o lado do mal, cada vez mais obrigado, pelos seus próprios seguidores
sincréticos, a desempenhar o papel do demônio.
O preceito segundo o qual
Exú sempre recebe oferenda antes das demais divindades serem propiciadas, e que
nada mais representa que o pagamento adiantado que Exú deve ganhar para levar
as oferendas aos outros deuses, acabou sendo bastante desvirtuado. Passou-se a
acreditar que as oferendas e homenagens preliminares a Exú devem ser feitas
para que ele simplesmente não tumultue ou atrapalhe as cerimônias realizadas a
seguir. Grande parte dos devotos dos orixás pensam e agem como se Exú devesse
assim ser evitado e afastado, momentaneamente distraído com as homenagens,
neutralizado como o diabo com que agora é confundido. Seu culto transformou-se assim
num culto de evitação. Isto pode ser observado hoje em qualquer parte do
Brasil, na maior parte dos terreiros de candomblé e umbanda, e também na África
e em Cuba. Faz-se a oferenda não para que Exú cumpra sua missão de levar aos
orixás as oferendas e pedidos dos humanos e trazer de volta as respostas, mas
simplesmente para que ele não impeça por meio de suas artimanhas, brincadeiras
e ardis a realização de todo o culto. Exú é pago para não atrapalhar,
transformou-se num empecilho, num estorvo, num embaraço. Como se não bastasse,
é tido como aquele que se vende por um prato de farofa e um copo de aguardente.
É evidente que em certos
terreiros da religião dos orixás, sobretudo em uns poucos candomblés antigos
mais próximos das raízes culturais africanas, cultiva-se uma imagem de Exú
calcada em seu papel de orixá mensageiro dos deuses, cujas atribuições não são
muito diferentes daquelas trazidas da África. Nesse meio restrito, sua figura
continua sendo contraditória e problemática, mas é discreta sua ligação
sincrética com o diabo católico. O mesmo não ocorre quando olhamos para a
imagem de Exú cultivada por religiões oponentes, imagem que é largamente
inspirada nos próprios cultos afro-brasileiros e que descrevem Exú como
entidade essencialmente do mal. A imagem de Exú consolidada por essas
religiões, especialmente as evangélicas, que usam fartamente o rádio e a
televisão como meios de propaganda religiosa, extravasa para os mais diferentes
campos religiosos e profanos da cultura brasileira e faz dele o diabo
brasileiro por excelência.
A imagem de Exú, o Diabo, é
fartamente explorada pelas religiões que disputam seguidores com a umbanda e o
candomblé no chamado mercado religioso, especialmente as igrejas
neopentecostais. Como mostrou Ricardo
Mariano, o neopentecostalismo caracteriza-se por "enxergar a presença e
ação do diabo em todo lugar e em qualquer coisa e até invocar a manifestação de
demônios nos cultos" para humilhá-los e os exorcizar, demônios aos quais
os evangélicos atribuem todos os males que afligem as pessoas e que identificam
como sendo, especialmente, entidades da umbanda, deuses do candomblé e
espíritos do kardecismo, ocupando os Exús e pombagiras um lugar de destaque no
palco em que os pastores exorcistas fazem desfilar o diabo em suas múltiplas
versões. Em ritos de exorcismo televisivos da Igreja Universal do Reino de
Deus, que representa hoje o mais radical e agressivo oponente cristão das
religiões afro-brasileiras, Exús e pombagiras são mostrados no corpo possuído
de novos conversos saídos da umbanda e do candomblé, com a exibição de posturas
e gestos estereotipados aprendidos pelos ex-seguidores nos próprios terreiros
afro-brasileiros. Todos os males, inclusive o desemprego, a miséria, a crise
familiar, entre outras aflições que atingem os cotidianos das pessoas,
sobretudo os pobres, são considerados pelos neopentecostais como tendo origem
no diabo, identificado preferencialmente com as entidades afro-brasileiras,
conforme também mostra Ronaldo Almeida. O desemprego, por exemplo, ao invés de
ser considerado como decorrente das injustiças sociais e problemas da estrutura
da sociedade, como explicariam os católicos das comunidades eclesiais de base,
é visto pela Igreja Universal como resultante da possessão de alguma entidade
como Exú Tranca Rua ou Exú Sete Encruzilhadas. Neste caso, o exorcismo deve
expulsar o Exú que provoca o desemprego.
Os evangélicos se valem
ritualmente do transe de incorporação afro-brasileiro para trazer à cena as
entidades que eles identificam como demoníacas e se propõem a expulsar em ritos
que chamam de libertação. Mariza Soares identifica outro paralelo muito
expressivo entre o rito umbandista do transe e o rito exorcista pentecostal.
Diz ela: "A sexta-feira é conhecida na umbanda como o dia das giras de Exú
que se dão geralmente à noite. A meia-noite, 'hora grande' de sexta para sábado
é o momento em que os Exús se manifestam e trabalham. É justamente nesta mesma
hora que nas igrejas “evangélicas” estão sendo realizadas as cerimônias onde
esses Exús são invocados para, em seguida, serem expulsos dos corpos das
pessoas presentes".
Ao descrever um ritual
exorcista presenciado em um templo da Igreja Universal no bairro de Santa
Cecília, no centro de São Paulo, em que se expulsava uma entidade que foi
incorporada através do transe e que se identificou como Exú Tranca Rua, Mariano
registrou os versos do cântico então entoado freneticamente pelos fiéis:
"Tranca Rua e Pombagira fizeram combinação/ combinaram acabar com a vida
do cristão/ torce, retorce, você não pode não/ eu tenho Jesus Cristo dentro do
meu coração". Eles acreditam que há um pacto firmado entre as entidades
demoníacas para se apossar dos homens e os destruir pela doença, pelo
infortúnio, pela morte. É o que representa Exú para os neopentecostais, mas essa
imagem está longe de estar confinada às suas igrejas.
Entre os seguidores do
catolicismo, a velha animosidade contra as religiões afro-brasileiras, que
parecia arrefecida desde a década de 1960, quando a igreja católica deixou de
lado a propaganda contra a umbanda, que chamava de "baixo
espiritismo", reavivou-se com a Renovação Carismática. Movimento
conservador que divide com o pentecostalismo muitas características, inclusive
a intransigência para com outras religiões, o catolicismo carismático voltou a
bater na tecla de que as divindades e entidades afro-brasileiras não passam de
manifestações do diabo, que se apresenta a todos, sem disfarce, nas figuras de
Exús e pombagiras. Está de volta a velha perseguição católica aos cultos
afro-brasileiros, agora sem contar com o braço armado do estado, cuja polícia,
pelo menos até o início da década de 1940, prendia praticantes e fechava
terreiros, mas podendo se valer de meios de propaganda igualmente eficazes.
Exú, o Diabo, mobiliza e legitima, aos olhos cristãos, o ódio religioso contra
a umbanda e o candomblé, corporificado em verdadeira guerra religiosa de
evangélicos contra afro-brasileiros.
Essa é a concepção mais
difundida que se tem de Exú na sociedade brasileira, é o que se vê na televisão
e o que se dissemina pela mídia. Na
idéia mais corrente que se tem de Exú, ele está sempre associado com a
magia negra, com a produção do mal e até mesmo com a morte, uma idéia que
certos feiticeiros que se apresentam como sacerdotes afro-brasileiros fazem
questão de propagar. É amplo o espectro da contrapropaganda que vitimiza o
orixá mensageiro, contra o qual parece confluirem as mais diferentes dimensões
do preconceito que envolve em nosso país os negros e a herança africana. De
fato, em vários episódios de magia negra ocorridos recentemente no Brasil, com
o assassinato de crianças e adultos, Exú e Pombagira têm sido apontados pela
mídia como motivadores e promotores do ato criminoso. Num desses casos,
ocorrido na década de 1980, no Rio de Janeiro, um comerciante foi morto a mando
da mulher por causa de sua suposta impotência sExúal. Depois de ter fracassada
a aplicação de vários procedimentos mágicos supostamente recomendados por
Pombagira, ela mesma teria sugerido o uso de arma de fogo para que a mulher se
livrasse do incapaz e incômodo marido. Os implicados acabaram condenados, mas a
própria Pombagira, em transe, acabou comparecendo à presença do juiz. E lá
estavam todos os ingredientes que têm, por mais de dois séculos, alimentado a
concepção demoníaca que se forjou de Exú entre nós: sexo, magia negra, atentado
à vida, crime.
No interior do segmento
afro-brasileiro, podemos contudo observar nos dias de hoje um movimento que
encaminha Exú numa espécie de retorno aos seus papéis e status africanos
tradicionais. Em terreiros de candomblé que defendem ou reintroduzem
concepções, mitologia e rituais buscados na tradição africana, tanto quanto
possível, especialmente naqueles terreiros que têm lutado por abandonar o
sincretismo católico, Exú é enfaticamente tratado como um orixá igual aos
demais, buscando-se apagar as conotações de diabo, escravo e inimigo que lhe
tem sido comumente atribuídas.
No candomblé cada membro do
culto deve ser iniciado para um orixá específico, que é aquele considerado o
seu antepassado mítico, sua origem de natureza divina. Os que eram
identificados pelo jogo oracular dos búzios como filhos de Exú estavam sujeitos
a ser reconhecidos como filhos do diabo e, por isso, acabavam sendo iniciados
para outro orixá, especialmente para Ogum Xoroquê, uma qualidade de Ogum com
profundas ligações com o mensageiro. Até pouco tempo, eram raros e notórios os
filhos de Exú iniciados para Exú. Isso vem mudando à medida que avança o
movimento de dessincretização e já há filhos de Exú orgulhosos de sua origem.
Hoje em dia, em muitos
terreiros de candomblé, concepções e práticas católicas que foram incorporadas
à religião dos orixás em solo brasileiro vão sendo questionadas e deixadas de
lado. Quando isso ocorre, Exú vai perdendo, dentro do mundo afro-brasileiro, a
condição de diabo que a visão
maniqueísta do catolicismo a respeito do bem e do mal a ele impingiu,
uma vez que foi exatamente a cristianização dos orixás que transformou Oxalá em
Jesus Cristo, Iemanjá em Nossa Senhora, outros orixás em santos católicos, e
Exú no diabo. Nesse processo de dessincretização, que é um dos aspectos do
processo de africanização por que passa certo segmento do candomblé, Exú tem
alguma chance de voltar a ser simplesmente o orixá mensageiro que detém o poder
da transformação e do movimento, que vive na estrada, freqüenta as
encruzilhadas e guarda a porta das casas, orixá controvertido e não
domesticável, porém nem santo nem demônio.
Características
Cor
|
Preto
e Vermelho
|
Fio
de Contas
|
Preto
e Vermelho
|
Ervas
|
Pimenta,
capim tiririca, urtiga. Arruda, salsa, hortelã
|
Símbolo
|
Bastão
– agô, Tridente
|
Pontos
da Natureza
|
Encruzilhadas
e passagens.
|
Flores
|
Cravos
Vermelhos
|
Essências
|
-
|
Pedras
|
Granada,
Rubi, Turmalina Negra, Onix
|
Metal
|
Ferro
|
Saúde
|
Dores
de cabeça relacionadas a problemas de fígado
|
Planeta
|
Mercúrio
|
Dia
da Semana
|
Segunda-feira
|
Elemento
|
Fogo
|
Chakra
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Básico,
Sacro
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Saudação
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Laroiê
Exú, Exú ê, Exú Amogibá
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Bebida
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Cachaça
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Animais
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Cachorro,
Galinha Preta
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Comidas
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Padê
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Numero
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-
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Data
Comemorativa
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13
de Junho
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Sincretismo
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Diabo,
Santo Antônio.
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Incompatibilidades
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Leite,
Comidas Brancas e Sal
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Atribuições
Vigia as passagens, abre e
fecha os caminhos.Por isso ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e a
encontrar caminhos para progredir,além de proteger contra perigos e inimigos.
Lendas
De Exú
Porque Exú Recebe Oferendas Antes Dos Outros Orixás
Exu foi o primeiro filho de
Iemanjá e Oxalá. Ele era muito levado e gostava de fazer brincadeiras com todo
mundo. Tantas fez que foi expulso de casa. Saiu vagando pelo mundo, e então o
país ficou na miséria, assolado por secas e epidemias. O povo consultou Ifá,
que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas
festas; e ensinou que, para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer
primeiro um agrado a Exu. Desde então, Exu recebe oferendas antes de todos, mas
tem que obedecer aos outros Orixás, para não voltar a fazer tolices.
Vingança de Exú
Um homem rico tinha uma
grande criação de galinhas. Certa vez, chamou um pintinho muito travesso de
Exú, acrescentando vários xingamentos. Para se vingar, Exú fez com que o pinto
se tornasse muito violento. Depois que se tornou galo, ele não deixava nenhum
outro macho sossegado no galinheiro: feria e matava todos os que o senhor
comprava. Com o tempo, o senhor foi perdendo a criação e ficou pobre. Então,
perguntou a um babalaô o que estava acontecendo. O sacerdote explicou que era
uma vingança de Exú e que ele precisaria fazer um ebó pedindo perdão ao Orixá.
Amedrontado, o senhor fez a oferenda necessária e o galo se tornou calmo,
permitindo que ele recuperasse a produção.
Exú Instaura O
Conflito Entre Iemanjá, Oiá E Oxum
Um dia, foram juntas ao
mercado Iansã e Oxum, esposas de Xangô, e Iemanjá, esposa de Ogum. Exú entrou
no mercado conduzindo uma cabra, viu que tudo estava em paz e decidiu plantar
uma discórdia. Aproximou-se de Iemanjá, Iansã e Oxum e disse que tinha um
compromisso importante com Orumilá.
Ele deixaria a cidade e
pediu a elas que vendessem sua cabra por vinte búzios. Propôs que ficassem com
a metade do lucro obtido. Iemanjá, Oiá e Oxum concordaram e Exú partiu. A cabra
foi vendida por vinte búzios. Iemanjá, Iansã e Oxum puseram os dez búzios de
Exú a parte e começaram a dividir os dez búzios que lhe cabiam. Iemanjá contou
os búzios. Haviam três búzios para cada uma delas, mas sobraria um. Não era
possível dividir os dez em três partes iguais. Da mesma forma Iansã e Oxum
tentaram e não conseguiram dividir os búzios por igual. Aí as três começaram a
discutir sobre quem ficaria com a maior parte.
Iemanjá disse: “É costume
que os mais velhos fiquem com a maior porção. Portanto, eu pegarei um búzio a
mais”. Oxum rejeitou a proposta de
Iemanjá, afirmando que o costume era que os mais novos ficassem com a maior
porção, que por isso lhe cabia.
Iansã intercedeu, dizendo
que, em caso de contenda semelhante, a maior parte caberia à do meio. As três
não conseguiam resolver a discussão.
Não havia meio de resolver a
divisão. Exú voltou ao mercado para ver como estava a discussão. Ele disse:
“Onde está minha parte?”.
Elas deram a ele dez búzios
e pediram para dividir os dez búzios delas de modo eqüitativo. Exú deu três a
Iemanjá, três a Oiá e três a Oxum. O décimo búzio ele segurou. Colocou-o num
buraco no chão e cobriu com terra. Exú disse que o búzio extra era para os antepassados,
conforme o costume que se seguia no Orun.
Toda vez que alguém recebe
algo de bom, deve-se lembrar dos antepassados. Dá-se uma parte das colheitas,
dos banquetes e dos sacrifícios aos Orixás, aos antepassados. Assim também com
o dinheiro. Este é o jeito como é feito no Céu. Assim também na terra deve ser.
Quando qualquer coisa vem para alguém, deve-se dividi-la com os antepassados.
“Lembrai que não deve haver disputa pelos búzios.”
Iemanjá, Oiá e oxum
reconheceram que Exú estava certo. E concordaram em aceitar três búzios cada.
Todos os que souberam do
ocorrido no mercado de Oió passaram a ser mais cuidadosos com relação aos
antepassados, a eles destinando sempre uma parte importante do que ganham com
os frutos do trabalho e com os presentes da fortuna.
Exú Torna-Se O
Amigo Predileto De Orumilá
Como se explica a grande
amizade entre Orumilá e Exú, visto que eles são opostos em grandes
aspectos?
Orumilá, filho mais velho de
Olorum, foi quem trouxe aos humanos o conhecimento do destino pelos búzios.
Exú, pelo contrario, sempre se esforçou para criar mal-entendidos e rupturas,
tanto aos humanos como aos Orixás. Orumilá era calmo e Exú, quente como o fogo.
Mediante o uso de conchas
adivinhas, Orumilá revelava aos homens as intenções do supremo deus Olorum e os
significados do destino. Orumilá aplainava os caminhos para os humanos,
enquanto Exú os emboscava na estrada e fazia incertas todas as coisas. O
caráter de Orumilá era o destino, o de Exú, era o acidente. Mesmo assim ficaram
amigos íntimos.
Uma vez, Orumilá viajou com
alguns acompanhantes. Os homens de seu séqüito não levavam nada, mas Orumilá
portava uma sacola na qual guardava o tabuleiro e os Obis que usava para ler o
futuro.
Mas na comitiva de Orumilá
muitos tinham inveja dele e desejavam apoderar-se de sua sacola de adivinhação.
Um deles mostrando-se muito gentil, ofereceu-se para carregar a sacola de
Orumilá. Um outro também se dispôs à mesma tarefa e eles discutiram sobre quem
deveria carregar a tal sacola.
Até que Orumilá encerrou o assunto
dizendo: "Eu não estou cansado. Eu mesmo carrego a sacola".
Quando Orumilá chegou em
casa, refletiu sobre o incidente e quis saber quem realmente agira como um
amigo de fato. Pensou então num plano para descobrir os falsos amigos. Enviou
mensagens com a notícia de que havia morrido e escondeu-se atrás da casa,
onde não podia ser visto. E lá Orumilá esperou.
Depois de um tempo, um de
seus acompanhantes veio expressar seu pesar. O homem lamentou o acontecido,
dizendo ter sido um grande amigo de Orumilá e que muitas vezes o ajudara com
dinheiro. Disse ainda que, por gratidão, Orumilá lhe teria deixado seus
instrumentos de adivinhar.
A esposa de Orumilá pareceu
compreendê-lo, mas disse que a sacola havia desaparecido. E o homem foi embora
frustrado. Outro homem veio chorando, com artimanha pediu a mesma coisa e
também foi embora desapontado. E assim, todos os que vieram fizeram o
mesmo pedido. Até que Exú chegou.
Exú também lamentou
profundamente a morte do suposto amigo. Mas disse que a tristeza maior seria da
esposa, que não teria mais pra quem cozinhar. Ela concordou e perguntou se
Orumilá não lhe devia nada. Exú disse que não. A esposa de Orumilá persistiu,
perguntando se Exú não queria a parafernália de adivinhação. Exú negou outra
vez. Aí Orumilá entrou na sala, dizendo: "Exú, tu és sim meu verdadeiro
amigo!". Depois disso nunca teve amigos tão íntimos, tão íntimos
como Exú e Orumilá.
Exú Leva Aos
Homens O Oráculo De Ifá
Em épocas remotas os deuses
passaram fome. Às vezes, por longos períodos, eles não recebiam bastante comida
de seus filhos que viviam na Terra. Os deuses cada vez mais se indispunham uns
com os outros e lutavam entre si guerras assombrosas. Os descendentes dos
deuses não pensavam mais neles e os deuses se perguntavam o que poderiam fazer.
Como ser novamente alimentados pelos homens? Os homens não faziam mais
oferendas e os deuses tinham fome. Sem a proteção dos deuses, a desgraça
tinha se abatido sobre a Terra e os homens viviam doentes, pobres, infelizes.
Um dia Exú pegou a estrada e foi em busca de solução. Exú foi até Iemanjá em
busca de algo que pudesse recuperar a boa vontade dos homens. Iemanjá lhe
disse: "Nada conseguirás. Xapanã já tentou afligir os homens com doenças,
mas eles não vieram lhe oferecer sacrifícios".
Iemanjá disse: "Exú
matará todos os homens, mas eles não lhe darão o que comer. Xangô já lançou
muitos raios e já matou muitos homens, mas eles nem se preocupam com ele. Então
é melhor que procures solução em outra direção. Os homens não tem medo de morrer.
Em vez de ameaçá-los com a morte, mostra a eles alguma coisa que seja tão boa
que eles sintam vontade de tê-la. E que, para tanto, desejem continuar
vivos".
Exú retornou o seu caminho e
foi procurar Orungã. Orungã lhe disse: "Eu sei por que vieste. Os dezesseis
deuses tem fome. É preciso dar aos homens alguma coisa de que eles gostem,
alguma coisa que os satisfaça. Eu conheço algo que pode fazer isso. É uma
grande coisa que é feita com dezesseis caroços de dendê. Arranja os cocos da
palmeira e entenda seu significado. Assim poderás conquistar os homens".
Exú foi ao local onde havia
palmeiras e conseguiu ganhar dos macacos dezesseis cocos. Exú pensou e pensou,
mas não atinava no que fazer com eles. Os macacos então lhe disseram:
"Exú, não sabes o que fazer com os dezesseis cocos de palmeira? Vai
andando pelo mundo e em cada lugar pergunta o que significam esses cocos de
palmeira. Deves ir a dezesseis lugares para saber o que significam esses cocos
de palmeira. Em cada um desses lugares recolheras dezesseis odus, recolherás
dezesseis histórias, dezesseis oráculos. Cada história tem a sua sabedorias,
conselhos que podem ajudar os homens. Vai juntando os odus e ao final de um ano
terás aprendido o suficiente. Aprenderás dezesseis vezes dezesseis odus. Então
volta para onde moram os deuses. Ensina aos homens o que terás aprendido e os
homens irão cuidar de Exú de novo". Exú fez o que lhe foi dito e
retornou ao Orun, o Céu dos Orixás. Exú mostrou aos deuses os odus que havia
aprendido e os deuses disseram: "Isso é muito bom".
Os deuses, então, ensinaram
o novo saber aos seus descendentes, os homens. Os homens então puderam saber
todos os dias os desígnios dos deuses e os acontecimentos do porvir. Quando
jogavam os dezesseis cocos de dendê e interpretavam o odu que eles indicavam,
sabiam da grande quantidade de mal que havia no futuro. Eles aprenderam a
fazer sacrifícios aos Orixás para afastar os males que os ameaçavam. Eles
recomeçavam a sacrificar animais e a cozinhar suas carnes para os deuses. Os
Orixás estavam satisfeitos e felizes. Foi assim que Exú trouxe aos homens o
Oráculo de Ifá.
Você Aprendeu:
Sobre o Orixá Exú; Exú é o Diabo?; As principais
características de Exú; Quais suas atribuições; Algumas Lendas de Exú.
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